Riot Games admite Client ‘bugado’ e promete melhorias

Desenvolvedora pede o prazo de seis meses para que parte das otimizações sejam concluídas.

Autor: Victor Leahy com Riot Games

03/03/2020

Reprodução/Riot Games Brasil

“Tá, Riot, mas quando vocês vão consertar o cliente?”. Esta é uma pergunta constante dos jogadores de League of Legends (LoL) que enfrentam lentidões e bugs já há algum tempo na tela inicial do cliente do jogo ou até mesmo na hora de selecionar o campeão para a partida. A Riot Games admitiu que os problemas existem e, por mais que tenham tentado solucionar no passado, eles ainda persistem.

A empresa divulgou, nesta segunda-feira (2), que ao longo dos próximos seis meses serão feitas melhorias na infraestrutura interna do cliente do LoL. Para acompanhar as atividades, a desenvolvedora promete cumprir metas específicas em relação ao tempo de inicialização do cliente e o tempo de confirmação do campeão escolhido na tela de Seleção de Campeões. A empresa afirma que também vai trabalhar na resolução de bugs e erros que atrapalham a experiência dos jogadores.

Como parte do comunicado, a Riot esclareceu alguns dos motivos que levam a lentidão ao cliente. “Identificamos dois problemas maiores de arquitetura que contribuem para o longo tempo de inicialização. O primeiro é a nossa arquitetura e plugin, que acabou ficando lotada à medida que fomos adicionando mais funcionalidades ao cliente. Segundo, estávamos utilizando de forma errada a estrutura Javascript”, explicou. “carregamos 41 plugins separados e 16 aplicativos. Cada um deles leva cerca de 100ms a 800ms para inicializar, e isso não é bom”, concluiu.

Os rioters ainda afirmam que o problema vai piorando após cada partida. “Quanto mais partidas são jogadas em uma única sessão, mais esses aplicativos se acumulam, resultando em uma experiência gradualmente mais lenta”. Para consertar isso, a empresa precisa mudar a forma como a infraestrutura interna da Seleção de Campeões funciona e reformular a maneira como todos os dados são passados do servidor para o cliente durante a Seleção de Campeões.

Solução

A Riot pede um prazo de seis meses para que o cliente receba melhorias significativas. A empresa se comprometeu a dar notícias sobre o processo a cada dois meses no Blog do Desenvolvedor, incluindo estatísticas de desempenho e eventuais ajustes no cronograma do projeto.