23 de abril de 2020 - 13:25

Sem MSI, Riot Games anuncia mudanças nas vagas para o Mundial

A Riot Games anunciou, durante a manhã desta quinta-feira (23) que o Mid- Season Invitational não acontecerá em 2020 devido à pandemia de coronavírus que atingiu todas as regiões do planeta. De acordo com a desenvolvedora, assessores de riscos da empresa consideram altamente improvável que a disseminação ou o impacto global da COVID-19, bem como as restrições de viagens e políticas de aglomeração públicas, diminuam até a data que estava planejada para acontecer o MSI, de 3 a 19 de julho.

Sem o torneio considerado o ‘mundialito’ do LOL, mudanças precisaram ser implementadas na quantidade de equipes que cada liga regional qualificará para o Campeonato Mundial de League of Legends, uma vez que o MSI tem grande influência nas posições e sorteio de grupos para o maior torneio da modalidade. Para compensar a ausência do MSI, além da fusão das ligas LMS e LST, neste ano foram implementadas mudanças na quantidade de equipes que cada região enviará ao Mundial.

Divulgação/LoL Esports

Para o Mundial de 2020, As ligas LPL (China) e LEC (Europa) qualificarão quatro equipes cada, já que as duas tiveram a melhor performance em competições internacionais nos últimos dois anos. Além disso, a VCS (Vietnã) terá uma segunda vaga para o evento, já que foi a liga que, das que costumam receber somente uma vaga, teve o melhor desempenho em competição internacional. A VCS recebeu essa cabeça-de-chave adicional em razão de seu desempenho nos Mid-Season Invitationals dos últimos dois anos.

CBLOL

Apesar das mudanças anunciadas para o Mundial e o cancelamento do MSI, a quantidade de apenas uma vaga para times brasileiros permanece intacta. O critério utilizado, segundo a Riot, é de performances em torneios internacionais. A melhor campanha do Brasil foi me 2015, quando a paiN Gaming de Kami e brTT conquistou duas vitórias e por pouco não avançou para a fase de mata-mata.

Até o momento, o campeão do primeiro turno do CBLOL 2020 não terá vaga para torneios internacionais neste ano.

O Campeonato Mundial 2020 terá a seguinte distribuição de cabeças-de-chave entre regiões:

  • LPL (China), LEC (Europa): 4 equipes cada
  • LCK (Coreia), LCS (América do Norte): 3 equipes cada
  • PCS (Sudeste Asiático), VCS (Vietnã): 2 equipes cada
  • CBLOL (Brasil), TCL (Turquia), LJL (Japão), LLA (América Latina), OPL (Oceania), LCL (Comunidade dos Estados Independentes): 1 equipe cada.

Informações adicionais sobre o Campeonato Mundial 2020, como o posicionamento das urnas para todos os cabeça-de-chave, serão anunciadas posteriormente, em data próxima ao evento.

23 de abril de 2020 - 13:25

Autor: Victor Leahy